• manhadebeleza

Saiba porquê você deve adaptar seu skincare de acordo com as estações



Você já notou que quando saímos do verão e os dias começam a ficar mais frescos, a pele também muda? Por isso, é preciso ter cuidado com os efeitos e mudanças que o inverno causa na pele.


Mas você sabe por que a pele muda tanto? Dentre os motivos, podemos destacar a diminuição na ingestão de água, o vento que resseca nossos lábios e banhos muito quentes, tudo isso junto acaba causando o ressecamento e desidratação da pele. Mas não queremos isso, não é mesmo? Então a única saída aqui é adaptar o nosso skincare de acordo com as estações.


Lembrando que essa adaptação pode ser algo bem pessoal, até porque, nem todas as peles são iguais e sentem os mesmos efeitos, então você deve avaliar, notar as diferenças e a partir disso agir. Mas se você não sabe como dar o primeiro passo, neste post vou te dar algumas dicas de como começar! A principal delas é: cuidado com a hidratação.


Invista em cuidados pela manhã

Quando dormimos, acabamos acordando um pouco desidratados, por isso, repor a hidratação é essencial. Comece bebendo água, e depois disso você pode iniciar o skincare.

O primeiro passo é a limpeza com um sabonete indicado para seu tipo de pele e enxaguando sempre com água fria. Depois disso, você pode passar para a parte dos séruns ou algum produto específico que você costuma usar. E agora o mais importante, o hidratante.


No verão eu costumo usar hidratantes em gel, pois minha pele é mista e tende a ficar oleosa em alguns pontos. Já no inverno, se eu utilizar o hidratante em gel, minha pele fica mais seca e é nessa parte que eu preciso fazer a troca. Quando o inverno chega, eu dou prioridade para um hidratante em creme, que vai manter minha pele hidratada mas sem aumentar a oleosidade, pois não é isso que queremos. É preciso testar e escolher um que se adeque perfeitamente para o que você precisa.


Mesmo no inverno, a proteção solar não deve ser esquecida. Após o hidratante, é necessário aplicar o protetor solar que você utiliza, para além de manter a pele hidratada, mantê-la protegida. Esse é um dos passos da rotina que você deve manter sempre.


Reserve um tempo para cuidar da pele à noite

Assim como de manhã, limpar a pele à noite é crucial para remover as impurezas acumuladas durante o dia. Utilizar água micelar para remover a maquiagem antes da higienização pode ser bem importante para diminuir a agressão do sabonete para quem tem a pele mais seca. Enquanto pessoas de peles mistas ou oleosas, podem usar o mesmo produto que costumam utilizar.


Na sequência, você pode investir nos cuidados para áreas específicas como olhos, utilizar tônicos ou séruns. Mas cuidado com produtos para controlar a oleosidade, se você perceber que sua pele está mais seca que o normal, é bom avaliar se o uso é ainda necessário.


E assim como de manhã, à noite a hidratação é fundamental. Você pode escolher hidratantes mais robustos, calmantes ou cremes antissinais e antimanchas, tudo conforme a sua necessidade.


Se você não costuma sentir nenhuma mudança na passagem das estações, ótimo. Agora, se você vem notando algumas diferenças é bem importante fazer as modificações necessárias e sempre contar com o auxílio de uma especialista. Você precisou mudar alguma coisa na sua rotina de skincare? Me conta aqui nos comentários.

Posts recentes

Ver tudo